sábado, 3 de novembro de 2012

Renata

Organizando seus livros

Hoje me deparei com uma pilha de livros na minha cama de cabeceira e pensei em como poderia organizá-los junto aos outros milhares espalhados pela casa.                                        

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que os livros devem ficar em lugares secos e iluminados. Guardá-los em armários não é tão aconselhável a menos que o mesmo tenha entradas de ar para o livro “respirar”.

Veja também se há títulos dos quais você possa se desfazer. Existem muitas instituições e organizações que aceitam doações de livros para bibliotecas populares. Se ainda assim as prateleiras estão cheias, tente dispor os livros horizontalmente, aproveitando a altura da prateleira.

Onde guardá-los? Existem diversas maneiras de aliar a leitura com decoração, dependendo do seu estilo.


Prateleiras: É a forma mais comum de guardar livros e podem ser facilmente instaladas, que podem ser colocadas do chão ao teto, ou simplesmente em alguns espaços da parede, ou até mesmo embutidas nas paredes onde são criados avanços de gesso para acomodá-las.

Estantes: É também uma ótima opção para organizar os livros. Elas podem ser simétricas, com nichos iguais ou diferentes uns dos outros, ou completamente assimétricas, com nichos desencontrados, alturas e larguras variantes. Você pode inclusive utilizar sua estante para preencher cantos ou até mesmo enfeitar sua sala.

Perto da escada: como já publicado em nosso facebook, os vãos de escadas podem ser muito bem aproveitados, e nesse caso, instalar estantes e prateleiras para acomodar os livros parece ser uma ótima opção para quem não possui muito espaço para seu acervo pessoal.


Você pode transformar seus livros em objetos de decoração, expondo alguns em mesas de centro, em desníveis ao lado da escada, em móveis da sala, contanto que não sejam numerosos para que a decoração não acabe virando bagunça.

Você pode organizar seus livros de várias formas: separando por gêneros (didáticos, documentários, romance, aventura, ficção...), por ordem alfabética, por tema, por exemplo, viagens, decoração, literários, gastronomia; e até mesmo por cores, uma prática que ficou muito comum.

Para livros infantis, é sempre importante deixá-los nas estantes e prateleiras mais baixas para facilitar o alcance das crianças.

E para as revistas, sempre tenha exemplares atualizados, em nichos perto do sofá ou em mesas de centro. Recicle ou doe revistas que você não utilize mais.

Fonte: Portal Decoração, Houzz, Organize sem Frescura.

Renata

About Renata -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :

American Organizer